Aprenda os benefícios da craniopuntura
A craniopuntura de Yamamoto (YNSA) é uma forma de acupuntura que insere uma agulha na região do crânio, o que representa um avanço na medicina tradicional chinesa por sua eficácia, praticidade e baixo custo. Esses pontos estão localizados na testa e no topo da cabeça, na região púbica (correspondendo ao princípio feminino taoísta) e na nuca da parte masculina (na lateral da cabeça e orelhas) (relacionado ao princípio masculino) .
Como surgiu
Devido ao trabalho de colheita e cultivo de campos de arroz, muitos fazendeiros idosos vivem em Nichinan e acabaram tendo uma postura curvada. Eles tinham muita dor na coluna e em outras articulações. Yamamoto inicialmente usou o anestésico lidocaína para infiltrá-los. Certa vez, um paciente idoso veio até ele e se queixou de dores no ombro. Ele deu uma injeção na testa dela, mas se esqueceu de anestesiar. A paciente disse que a injeção era muito dolorosa, mas depois de um tempo, a dor em seu ombro parou. No dia seguinte, ela voltou e pediu que sua testa se infiltrasse novamente, porque não só as fortes dores em seus ombros desapareceram, mas também todas as dores nas articulações que a incomodavam há muitos anos. Este incidente despertou grande interesse. Yamamoto fez algumas perguntas ao paciente e relacionou a cura ao meridiano de acupuntura chinês. Ele procurou um acupunturista na área e pediu-lhe que pegasse emprestado um livro antigo sobre técnicas antigas. Antes de determinar os pontos que usamos no YSNA, ele praticou anestesia por eletroacupuntura por muito tempo e realizou acupuntura de corpo inteiro por estimulação elétrica.
A técnica
YNSA é mais recente do que a craniopuntura chinesa desenvolvida em 1960, e os pontos usados também são diferentes. O método de Yamamoto é único. O tratamento único pode eliminar a dor aguda. A craniopuntura na China é dividida em três áreas: sensibilidade, movimento e tremor. Esse método geralmente funciona apenas por estimulação manual ou eletroacupuntura. Por outro lado, YNSA não requer estimulação. Outra diferença é que não há aspecto diagnóstico na acupuntura chinesa. YNSA é fácil de aplicar. O paciente deve sentar-se e não precisa se despir. Suas principais indicações são dores musculoesqueléticas e doenças neurológicas - acidente vascular cerebral, hemiplegia, paraplegia, afasia, paralisia facial periférica, paralisia de Bell, neuralgia, trigêmeos, sequelas de nervo facial e fibromialgia.
Indicações
👉 Dores osteomusculares;
👉 Sequelas de AVC;
👉 Hemiplegia;
👉 Paraplegia;
👉 Afasia;
👉 Paralisia de Bell;
👉 Paralisia periférica facial;
👉 Dores nelvrágicas;
👉 Fibromialgia.
Globo reporter de janeiro de 2009 sobre a técnica de craniopuntura, muito eficaz contra problemas agudos e crônicos.