Aprenda um pouco sobre um dos conceitos da MTC - A teoria dos 5 elementos
A medicina tradicional chinesa tem alguns fundamentos teóricos para o diagnóstico e tratamento clínico. Inclui a teoria dos cinco elementos, proposta por Tsu Yen, com o objetivo de desvendar o mistério da natureza e estabelecer um sistema teórico racional, racional e independente. O modelo taoísta de cinco elementos é uma extensão do conceito desenvolvido anteriormente de yin e yang. Ele conecta todos os fenômenos espirituais, emocionais, materiais e vibrantes do universo com os cinco elementos básicos (terra, metal, água, madeira e fogo).
Para os orientais, tudo que existe pode ser associado a padrões. E a forma como os taoístas classificaram e organizaram a ordem do universo se estabeleceu na Teoria dos 5 elementos. Por ser naturalistas, os filósofos adotaram elementos da natureza para identificar qualidades. Eles também costumam ser relacionados a cores, sabores, emoções, sentidos e órgãos. A medicina chinesa foi pioneira em identificar as consequências patológicas da somatização. Defendendo que as doenças podem ser causadas pelas emoções. .
Esses elementos não existem isoladamente uns dos outros, mas influenciam-se mutuamente em uma interação dinâmica e contínua.
No ciclo das gerações (“Mãe e Filho”), estes elementos podem alimentar-se mutuamente, por exemplo, a água “alimenta” a Madeira e a faz crescer. A madeira se alimenta de fogo e se transforma em cinzas (terra). Quando uma pessoa se torna muito poderosa, o ciclo de dominação ("Regra da Avó-Neto") coloca os elementos sob controle. Por exemplo, o fogo é dominante no metal, o que significa que ele derreterá o metal. Quando o período de dominação é interrompido, a desarmonia resultante pode ser vista da perspectiva de "agressão" ou "antidominação". O ciclo de geração e dominação reflete o processo harmonioso de eventos, enquanto o ciclo de agressão e o ciclo de anti-dominação representam eventos discordantes.
Uma compreensão da teoria desses cinco elementos e seu ciclo de controle ajuda a compreender o processo clínico e determinar o tratamento mais adequado. Além disso, segundo a medicina chinesa, a classificação dos alimentos e ervas com base em sua relação com os cinco componentes é de extrema importância para sua aplicação clínica no tratamento de doenças.