Bem Vindos!

Sejam bem vindos à minha casa, esse site foi criado todo por mim com muito carinho, para dar a vocês muita informação e espero esclarecer algumas dúvidas comuns que vocês tenham.

🙏Namastê🙏

Cólicas menstruais

Dicas para aliviar as cólicas menstruais fortes


mulher deitada mãos na barriga dor cólica



A dismenorreia é uma dor uterina durante a menstruação. A menstruação pode causar dor ou pode ocorrer 1 a 3 dias antes. A dor tende a atingir o máximo 24 horas após o início da menstruação e desaparece após 2 a 3 dias. Geralmente é pontadas, mas pode ser dolorosa quando em cólica, latejante ou vaga e contínua. A dismenorreia primária começa um ano após a menarca e quase sempre ocorre durante o ciclo de ovulação. A dor geralmente ocorre no início da menstruação (ou pouco antes) e dura 1 a 2 dias. Essa dor é chamada de cólica e é acompanhada por dor persistente na parte inferior do abdome, que pode irradiar para as costas ou coxas. Quando os sintomas são dismenorreia secundária causada por alterações pélvicas (endometriose, adenomiose, miomas).

Sintomas

👉 Dor de cabeça;
👉 Náusea;
👉 Prisão de ventre ou diarreia;
👉 Dor lombar;
👉 Freqüência urinaria;
👉 Vomito (as vezes);
👉 Coágulos (as vezes).


A principal causa de dor durante a menstruação é a Estagnação do fluxo de Qi e de Sangue no útero. A estagnação pode se originar do Fígado ou dos Rins. Se for pelo Fígado, essa condição pode estar associada com raiva reprimida, frustração e depressão, que surgem pelo estresse do dia a dia, especialmente se a pessoa for do tipo constitucional Madeira. Mais especificamente, pode haver ressentimento pela entrega do self, pelas limitações do ego e restrição da liberdade e da independência envolvidos na feminilidade e que estão simbolizados pela menstruação. Já o medo do Rim também pode causar Estagnação do Qi e do Sangue no útero. Há o medo constante do fracasso e o medo da perda do controle envolvidos no dia a dia, sentidos de forma mais acentuada pelas personalidades do tipo Água. Especificamente, há medo da feminilidade com medo do desapego e medo do desconhecido, que podem envolver meda da sexualidade, medo da gravidez, medo da dor e medo da maternidade. Secundário a isso pode haver que o Qi e Sangue se tornem Deficientes em decorrência de doença, excesso de trabalho, estresse, perda de sangue e assim por diante.

Não está claro o que torna algumas pessoas, mas não outras, suscetíveis à dismenorreia. A inflamação pode desempenhar um papel. A produção de prostaglandinas está relacionada à inflamação e os tecidos inflamados tendem a produzir mais prostaglandinas. Mesmo depois de ajustar os fatores relacionados à inflamação crônica (como IMC, fumo e bebida), as pessoas que sentiram mais dores menstruais apresentaram níveis mais elevados de marcadores de inflamação no sangue. A inflamação também está associada ao agravamento de outros sintomas pré-menstruais, incluindo alterações de humor. Se as pessoas apresentam sangramento intenso ou de longo prazo, se começam a menstruar mais cedo ou têm ciclos irregulares, é mais provável que apresentem períodos dolorosos. Outros fatores associados à dor menstrual incluem tabagismo, baixo peso, menos de 30 anos de idade, infecções pélvicas e esterilização.


Fatores que contribuem

👉 A passagem do tecido menstrual através da cérvice
👉 Óstio cervical estreito
👉 Útero mal posicionado
👉 Falta de exercícios
👉 Ansiedade sobre a menstruação


Tratamentos

👉Aconselhamento provisório - Regulação do sono, exercícios físicos regulares, dieta especifica são sugeridas a paciente;
👉 Medicamentos - AINEs;
👉 Hipnose;
👉 Quiropraxia.


🚩Recomendações


👉 Coloque uma bolsa de água quente sobre a região abdominal, quando estiver com cólica.;
👉 Beba bastante água;
👉 Não se automedique.





📚 Fonte:
"Acupuntura Tradicional - A Arte de Inserir". Ysao Yamamura, 2°edição, Roca.