Bem Vindos!

Sejam bem vindos à minha casa, esse site foi criado todo por mim com muito carinho, para dar a vocês muita informação e espero esclarecer algumas dúvidas comuns que vocês tenham.

🙏Namastê🙏

Acupuntura na gestação

Desmistificando a acupuntura durante a gestação


mulher gravida com barriga grande de 40 semanas



A acupuntura ajuda quem tem dificuldades para engravidar

A acupuntura pode coordenar o corpo e os organismos energéticos em todos os estágios da saúde masculina e feminina (veja mais em infertilidade). Ajuda desde a regulação da menstruação até a preparação para a gravidez, gravidez, parto e pós-parto. Diante de todas as mudanças ocorridas durante esse período, a acupuntura pode trazer saúde e equilíbrio. Para mulheres que estão tentando engravidar, a acupuntura pode ser uma ferramenta útil porque pode aumentar a fertilidade e reduzir a ansiedade e o estresse, que são características típicas dessa fase de teste. Ao regular o ciclo menstrual, aumentando a capacidade do corpo de produzir óvulos e aumentando a circulação sanguínea no útero, vários estudos comprovaram a eficácia da acupuntura.

Durante a gestação, a acupuntura pode ajudar nos seguintes sintomas:

Dores de cabeça: Enxaquecas e cefaleias, comuns para algumas mulheres durante a gravidez, podem ter os sintomas minimizados durante a gravidez;

Enjoos e vômitos: Nos primeiros meses de gravidez esses sintomas podem ser corriqueiros e a acupuntura é mais uma aliada para trazer alívio às gestantes;

Inchaços: Em alguma fase da gravidez a gestante pode sentir as pernas inchadas. Para diminuir o incômodo, a acupuntura é uma alternativa para diminuir o desconforto, além de colaborar para uma melhor circulação sanguínea;

Lombalgias: Dores nas costas, na lombar ou mesmo má-postura pela nova condição corporal tendem a aparecer durante a gravidez. A prática também é bem-vinda para aliviar estes sintomas;

Sintomas emocionais: Tristeza, raiva, revolta, preocupação, tensão, medo, ansiedade, depressão. São muitas emoções nesta fase da vida e a acupuntura também pode auxiliar no equilíbrio da mente, proporcionando mais bem-estar.


Bebe sentado ou na transversal

O bebê costuma se posicionar de cabeça para baixo - posição cefálica - entre as 32ª e 34ª semanas da gestação. Porém, existem casos em que ele não se posiciona corretamente, mantendo-se sentado - posição pélvica -, dificultando ou impossibilitando o parto normal, uma preocupação para a gestante e equipe médica. A acupuntura dispõe de uma técnica chamada Moxabustão ou apenas Moxa, que segue os mesmos princípios das agulhas, mas não as utiliza. Com essa estimulação, ele é encaminhando para a posição cefálica e para um parto normal.


Ajudando no estimulo do parto

A acupuntura pode se beneficiar muito com o trabalho de parto lento, no qual a contração leva um certo tempo para se tornar rítmica e a expansão parece não se desenvolver. Quando a gravidez passa do estágio de termo (a 37ª semana já passou) e está grávida há 40 semanas, parece que as coisas não vão se desenvolver. A acupuntura pode amadurecer o colo do útero e causar contrações para estimular o impulso do bebê de uma forma mais natural.


Cuidados necessários

Não há relatos de complicações durante ou após o parto com acupuntura, entretanto, recomenda-se usar a acupuntura com cautela, estimular delicadamente e escolher o mínimo de pontos de acupuntura de acordo com as necessidades da gestante. Não use IG4, E25, E26, E27, E28, E29, E30, BP6, BP12, BP13, BP14, BP15, B24, B25, B26, B27, B28, B29, B30, B31, B32, B33, B34 durante o sessão, B35, B60, B67, R11, R12, R13, R14, R15, R16, VB21, B26, VB27, VB28, VG3, VG4, VC2, C3, VC4, VC5, VC7, TA1. Pontos extraordinários: 2, 5, 6, 7 e 8, Shixuan (ponto especial), porque causam aborto e parto. Esses pontos só devem ser usados ​​no final da gravidez, quando a indução do parto é necessária. Em mulheres grávidas, o tempo de acupuntura de 30 minutos não deve ser excedido. Sem usar os pontos acima, a acupuntura pode ser usada em qualquer fase da gravidez.