A depressão é uma doença mental crônica que pode causar mudanças emocionais e é caracterizada por dor, baixa autoestima, desespero e profunda tristeza interior. É importante saber distinguir entre tristeza patológica e tristeza temporária causada por situações difíceis e desagradáveis, como a morte de um ente querido, o desemprego, desentendimentos românticos e desavenças familiares. Na depressão, a tristeza ainda prevalece, mesmo que não haja uma causa óbvia. As emoções permanecem deprimidas quase o tempo todo, o interesse por atividades que antes proporcionavam satisfação e prazer desaparecem e não há esperança de melhorar a situação.
Causas
👉 Fatores genéticos;
👉 Acontecimentos traumáticos na infância;
👉 Estresse físico;
👉 Estresse psicológico;
👉 Hipotireoidismo;
👉 Consumo excessivo de álcool;
👉 Drogas ilícitas - cocaína;
👉 Medicamentos - anfetaminas.
Sintomas
👉 Alteração de peso - perda ou ganho de peso não intencional;
👉 Distúrbio de sono - insônia ou sonolência excessiva praticamente diárias;
👉 Problemas psicomotores - agitação ou apatia psicomotora;
👉 Fadiga;
👉 Culpa excessiva;
👉 Dificuldade de concentração;
👉 Ideias suicidas;
👉 Baixa autoestima;
👉 Alteração da libido.
No entanto, nem todo mundo que está deprimido experimentará todos os sintomas. Porque algumas pessoas apresentam apenas alguns sintomas. No entanto, outros podem experimentar muito. Além da depressão, vários sintomas persistentes também são necessários para o diagnóstico de depressão grave. Apenas algumas pessoas com sintomas angustiantes podem se beneficiar do tratamento da depressão "subsindrômica". Portanto, a gravidade, a frequência e a duração dos sintomas dependem do indivíduo e de sua doença específica. Os sintomas também podem variar de acordo com o estágio da doença.
Diagnóstico
O diagnóstico da depressão é clinico levando em conta os sintomas e a história de vida do paciente. O espirito deprimido e perda de interesse por durante duas semanas e apresentar no mínimo 4 sintomas listado acima.
Tratamento
👉 Psicoterapia - Quadros leves;
👉 Medicamentos - Antidepressivos (quadros mais graves), ansiolíticos e antipsicóticos;
👉 Atividade física - Associada aos tratamentos farmacológicos e psicoterápicos representa um recurso importante para reverter o quadro de depressão.
👉 Acupuntura.
Não há duas pessoas afetadas pela depressão da mesma maneira e não existe uma "receita de bolo" para tratar. Pode ser necessário tentativa e erro para encontrar o melhor tratamento para você. Portanto, é muito importante entender como escolher um bom psicólogo e marcar consultas.
🚩Recomendações
👉 Alimentação equilibrada;
👉 Higiene pessoal;
👉 Interação com outras pessoas;
👉 Atividade física regular;
👉 Evitar o consumo de álcool;
👉 Sono regular;
👉 Não interromper o tratamento sem orientação médica.
Fontes: