A fibromialgia (FM) é uma síndrome de dor crônica não inflamatória caracterizada por dor musculoesquelética difusa e múltiplos pontos sensíveis ou "pontos sensíveis" à palpação, acompanhados por dificuldades importantes de relaxamento muscular e, frequentemente, distúrbios do sono. Patologia relacionada ao funcionamento do sistema nervoso central e ao mecanismo de supressão da dor, afeta principalmente mulheres entre 35 e 50 anos, mas também pode ocorrer em crianças, adolescentes e idosos. A dor da fibromialgia pode ser intensa, mas não causa inflamação ou deformidades corporais. O diagnóstico pode ser difícil porque está relacionado a outro reumatismo.
As dores crônicas do sistema musculoesquelético podem ser classificadas em
três tipos:
Tipo I: Dor com sono não restaurador (insônia, sono Inquietação, sono disperso, pesadelos, etc.), fadiga (o dia todo ou parte do tempo), ansiedade e às vezes até olhos secos.
Tipo II: dor crônica, antes de doenças viscerais crônicas como asma, diabetes, hipertensão, patologia do sistema reprodutor, além do sono não restaurador, também apresenta dor crônica fadiga, sonolência diurna e depressão.
Tipo III: É um tipo misto entre os dois primeiros tipos, expresso da seguinte forma: Dor crônica, fadiga, ansiedade do sistema musculoesquelético, depressão e letargia.
Causas
👉 Níveis mais baixos de serotonina;
👉 Desequilíbrios hormonais;
👉 Tensão e estresse;
👉 Traumas físicos;
👉 Traumas psicológicos;
👉 Infecção grave.
Sintomas
👉 Dor generalizada e recidiva;
👉 Fadiga;
👉 Falta de disposição e energia;
👉 Alterações do sono que é pouco reparador;
👉 Síndrome do cólon irritável;
👉 Sensibilidade durante a micção;
👉 Cefaleia;
👉 Distúrbios emocionais e psicológicos.
Os principais pontos de dor da fibromialgia:
A dor de origem emocional afeta principalmente o sistema musculoesquelético de pacientes com fibromialgia, que se manifesta como os seguintes pontos sensíveis no corpo:
- Região cervical
- Torácica
- Cotovelo
- Nádegas
- Bacia
- Joelho
Diagnóstico
a) Dor por mais de três meses em todo o corpo;
b) Presença de pontos dolorosos na musculatura (11 pontos, de 18 que estão pré-estabelecidos).
Deve-se salientar que muitas vezes, mesmo que os pacientes não apresentem todos os pontos, o diagnóstico da doença é feito e o tratamento iniciado.
Tratamento
👉 Medicamentos - Analgésicos, anti-inflamatórios associados a antidepressivos;
👉 Acompanhamento psicológico;
👉 Massagens;
👉 Acupuntura.
Existem vários remédios que são usados em combinação com tratamentos não medicamentosos. Os medicamentos mais usados são os analgésicos centrais, incluindo alguns antidepressivos e antiepilépticos que têm esse efeito analgésico. Os medicamentos que melhoram os padrões de sono e relaxantes musculares também são frequentemente usados sozinhos ou em conjunto com analgésicos.
Recomendações
👉 Evite sobrecarga de pesos;
👉 Cuide o estresse;
👉 Sono regular;
👉 Cuide da postura;
👉 Exercícios físicos regulares;
👉 Busque ajuda psicológica.
Fonte: