A infertilidade é geralmente definida pelos médicos como sendo incapaz de engravidar sem usar métodos anticoncepcionais e ter atividade sexual regular (fazer sexo pelo menos duas vezes por semana, com um intervalo de 2-3 dias) após pelo menos um ano de tentativas. Ou alguns casais não têm dificuldade em engravidar, mas experimentarão perdas repetidas, o que também é um tipo de infertilidade.
Causas fatores feminino
👉 Endometriose;
👉 Problemas de ovulação;
👉 Obstrução tubaria;
👉 Idiopática.
Causas fatores masculinos
👉 Obstrução;
👉 Varicocele;
👉 Infecção;
👉 Imunológico;
👉 Insuficiência testicular;
👉 Fatores sexuais;
👉 Congênito;
👉 Endocrino.
🚨Genericamente, a mulher contribui com 40% das causas de infertilidade do casal e o homem é o responsável pelos outros 40%. Os 20% restantes são causas mistas.
É importante saber que a taxa de fertilidade humana não chegará a 100% ao mês. Pelo contrário, somos uma das espécies mais estéreis da natureza. Se tudo for "conivente", quando a paciente tem menos de 34 anos, a chance de engravidar em um ciclo é de no máximo 20%, e a chance de chegar a 80% a 85% em 12 tentativas é uma vez por ano. A partir dos 35 anos, as oportunidades mensais caíram drasticamente!
Sintomas
👉 Ansiedade ou Raiva;
👉 Incapacidade de engravidar.
Tratamentos
👉Medicamentos - Modulador estrogênico, Antidiabético, Hormônio e Supressor de Hormônio Sexual;
👉 Microcirurgias;
👉 Inseminação artificial, Reprodução assistida, Indução de ovulação e Fertilização in vitro;
👉 Intervenção psicológica;
👉 Acupuntura.
A escolha do tratamento específico depende do tipo (ou causa) de infertilidade encontrada após uma série de exames e, muito importante, da idade da mulher. Como todos sabemos, o fator prognóstico mais importante para o sucesso de qualquer tratamento de infertilidade é a idade da mulher. Quanto menor a idade, maior a chance de sucesso no tratamento.
A acupuntura pode melhorar os tratamentos ocidentais para infertilidade masculina e feminina. Estudos têm demonstrado que a acupuntura e a moxabustão podem trazer muitos benefícios para a infertilidade masculina, como melhorar a motilidade espermática, aumentar o número e melhorar a qualidade morfológica, ser benéfica para disfunção erétil e varicocele e reduzir a estase sanguínea na área testicular. A acupuntura ajuda a melhorar vários parâmetros no espermograma.
Em relação à infertilidade feminina, a qualidade do endométrio, os níveis hormonais e a taxa de ovulação melhoraram, o que traz benefícios para pacientes com síndrome dos ovários policísticos (SOP), endometriose e reserva ovariana insuficiente. O ciclo menstrual também é afetado, melhorando assim o fluxo sanguíneo para o útero e preparando o endométrio para o transplante do embrião.
Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, os quadros de infertilidade estão normalmente relacionados à estase de sangue. Também é diagnosticada a deficiência do rim, do baço-pâncreas, de calor e invasão de frio. É fundamental um bom diagnóstico e acompanhamento do profissional para definir o tratamento. Estudos demonstram que a acupuntura aumenta as taxas de sucesso em até 15-20% associada à fertilização in vitro. Esta técnica milenar auxilia na redução do estresse e da ansiedade durante o ciclo e o tratamento. Além disso, diminui as contrações do útero no período da transferência dos embriões e consequentemente oferece um ambiente mais propício à implantação. Aumenta o fluxo de sangue dos ovários, do útero e carreia mais nutrientes para os mesmos. Diminui os efeitos colaterais das medicações, como inchaço nos seios e dores abdominais.
📚Fonte:
Hospital Israelita A. Einstein e outros