A Tontura ou vertigem é causada por quê?
Segundo a MTC a tontura pode ser causada por dois padrões:
Excesso ou Deficiência.
A por excesso é gerada por uma estagnação de fígado, gerando quadros de vento na cabeça. Causando sintomas mais fortes tontura, náusea, vomitos.
A por deficiência é do Rim. Gerada por uma deficiência de energia yang ou yin do rim. Sintomas mais comum em idosos, é mais branda, a tontura é do tipo de falta de estabilidade para caminhar não chega a rodar tudo.
A tontura é um sinal de certas mudanças no corpo. Nem sempre indica uma doença ou condição grave. Na maioria dos casos, ocorre devido a uma condição chamada labirintite, mas também pode indicar uma alteração no equilíbrio do corpo, na função cardíaca ou efeitos colaterais de medicamentos. Outra condição muito comum é a tontura ao levantar, que ocorre devido a uma condição chamada hipotensão ortostática, em que a pressão arterial cai porque a pessoa acorda rapidamente. No entanto, essa tontura foi passageira e melhorou em poucos segundos. A tontura é mais comum em idosos, mas também ocorre em jovens, porém, sempre que a tontura reaparecer, é recomendável marcar uma consulta com um clínico geral ou médico de família para investigar as possíveis causas.
A tontura pode ser por 7 causas:
Mudanças psicológicas, como depressão e ansiedade, podem causar tonturas porque podem desencadear ataques de pânico e alterações respiratórias. Essas condições causam tontura, geralmente acompanhada de falta de ar, tremores e paralisia dos membros, como mãos, pés e boca.
Labirintite
A labirintite é a causa mais comum de vertigem. A tontura faz com que as pessoas sintam que tudo está girando, acompanhada de náuseas e zumbido, geralmente causados por alterações nos ouvidos. A vertigem geralmente deixa você com tontura mesmo quando está deitado, geralmente causada por movimentos da cabeça, como abrir a lateral da cama ou olhar para o lado.
Desequilíbrio
O desequilíbrio é outra causa importante de tontura. Ocorre porque pode causar tontura ou perda de equilíbrio. Esta condição pode causar tonturas persistentes e geralmente ocorre em idosos ou nas seguintes condições:
👉 Alterações da visão, como catarata, glaucoma, miopia ou hipermetropia;
👉Doenças do sistema nervoso, como doença de Parkinson, acidente vascular cerebral, tumor cerebral ou doença de Alzheimer;
👉Hematomas na cabeça podem causar danos temporários ou permanentes à área do cérebro que regula o equilíbrio;
👉 Perda de sensibilidade nos pés e pernas causada por diabetes;
👉 Beber álcool ou abusar de drogas pode mudar a percepção e a função do cérebro;
👉Usar medicamentos que possam alterar o equilíbrio, como diazepam, clonazepam, fenobarbital entre outros.
Pressão baixa
A tontura causada por alterações no coração e no sistema circulatório é chamada de pré-síncope ou hipotensão ortostática. Quando a pressão cai e o sangue não é bombeado corretamente para o cérebro, pode causar tontura ou escurecimento, e aparecem pontos brilhantes na vista.
Glicemia baixa
A glicemia baixa (hipoglicemia) é uma queda no açúcar no sangue, que pode causar tonturas, mal-estar, quedas ou desmaios, suores frios, tremores e falta de força. A doença atinge principalmente pessoas com diabetes que não são tratadas adequadamente ou que não contam com um profissional para auxiliar na alimentação.
Anemia
A doença é causada por baixos níveis de hemoglobina no sangue, os famosos glóbulos vermelhos que transportam oxigênio para o sistema circulatório. Devido à redução de oxigênio e nutrientes, os pacientes podem sentir tonturas, palidez, cansaço e fraqueza.
Síndrome de Menière
Esta é uma doença relativamente rara em que o ouvido interno é afetado, por isso é muito comum a sensação de tontura, que está relacionada a tudo em rotação. Normalmente, a tontura ocorre durante um período de tempo, chamado de crise, e em certos momentos pode ser mais grave do que em outros dias. Além da tontura, a doença de Menière também pode causar perda auditiva em certas frequências, zumbido, vômitos, enjoo e sensação de tampão no ouvido.
Tratamento
👉Procurar ajuda médica com clinico geral, otorrinolaringologista, ou neurologista para identificar o agente causador.
👉Medicamentos utilizados - Labirin, Clonazepam, Meclin, Cinarizina, Dramin;
👉Acupuntura.