Conheça mais sobre o ombro congelado
A capsulite adesiva, comumente conhecida como "ombro congelado", é caracterizada por movimentos restritos e forte dor no ombro, que pode durar de meses a anos. A capsulite adesiva é causada pela inflamação do revestimento da articulação do ombro. Ombro congelado é um problema relativamente comum, representando cerca de 3% a 5% da população total. A doença se torna mais frequente após os 55 anos e é rara antes dos 40 anos. As mulheres são mais afetadas do que os homens. A capsulite adesiva é uma doença que causa inflamação, fibrose, espessamento e rigidez da cápsula articular, levando a dores no ombro e impotência funcional. A cápsula, que geralmente é um tecido elástico, fica dura e muito dolorida.
Causa
A capsulite adesiva pode estar relacionada a trauma no ombro ou doenças sistêmicas, que não estão relacionadas à articulação do ombro, como diabetes, hipotireoidismo ou doenças cardiovasculares. O ombro congelado também pode ser uma doença idiopática, ou seja, um problema que não pode ser determinado com uma causa clara. Não sabemos qual é o mecanismo fisiopatológico que leva à formação da bursite da mucosa, mas alguns fatores de risco foram identificados.
👉 Mais de 50 anos; 👉 Ombro machucado; 👉 O braço fica fixo por muito tempo; 👉 Cirurgia (não necessariamente no ombro); 👉 diabetes; 👉 Hipotireoidismo; 👉 Hipertireoidismo; 👉 Doenças autoimunes; 👉 Mal de Parkinson; 👉 Acidente vascular encefálico; 👉 Doenças cardiovasculares.
Sintomas
O primeiro sintoma principal é a dor intensa, que se intensifica com o exercício. Na segunda fase ou fase de congelamento, o movimento diminui gradativamente e a rigidez é mais desconfortável do que a dor. No terceiro estágio ou estágio de descongelamento, os ombros gradualmente voltam ao normal.
Diagnóstico
O diagnóstico de ombro congelado geralmente é feito pelo cirurgião ortopédico por meio de exame físico e exames complementares. O teste de injeção é um teste que pode ser usado para distinguir a capsulite adesiva de outras doenças dolorosas do ombro. O médico injeta uma certa quantidade de anestésico na articulação e observa se o paciente consegue mover o ombro novamente da maneira normal. Para pacientes com ombro congelado, a anestesia pode aliviar a dor, mas não pode melhorar a mobilidade.
🔸️ Medicamentos: analgésicos, anti-inflamatórios e corticoides;
🔸️ Fisioterapia;
🔸️ Acupuntura;
🔸️ Cirúrgico após 1 ano de doença.
Na foto mostra o tratamento de capsulite adesiva com eletroacupuntura. |
🙏Namastê🙏