O que causa esse estresse diário?
O estresse é a resposta física do nosso corpo aos estímulos. Quando se sente estressado, o corpo pensa que está em um estado agressivo e muda para o modo de "luta ou fuga", liberando uma mistura complexa de hormônios e produtos químicos (como adrenalina, cortisol e norepinefrina) para fazer o corpo agir diante do perigo. Manter o estresse por muito tempo pode ser prejudicial à saúde. O resultado do aumento dos níveis de cortisol pode ser o aumento dos níveis de açúcar no sangue e da pressão arterial e a diminuição da libido.
Após um árduo dia de trabalho, trânsito intenso e a pessoa que esperava na fila do banco para voltar para casa reclamaram de muita pressão. A mulher que participou de uma maratona de atividades familiares e profissionais e estava com os filhos reclamou. Algumas vezes, o estresse pode ser uma força positiva que motiva as pessoas a ter um melhor desempenho em alguma situação como numa entrevista de emprego. No entanto, em outras ocasiões, como quando você está em um congestionamento em uma cidade grande, o estresse pode se tornar uma força negativa.
Tipos de estresse
Agudo
Isso acontece quando o estresse agudo ocorre com frequência. Você conhece pessoas que parecem ter um colapso nervoso todos os dias? Portanto, eles submetem seus corpos a um estresse agudo. Pessoas cheias de pessimismo sempre veem o lado negativo das coisas, alguma perseguição, sempre pensam que serão as próximas pessoas a serem demitidas. Se preocupar demais é um grande vilão. As pessoas ficam mais pessimistas com as situações do dia a dia, sempre prevendo possíveis problemas. Eles acabam ficando nervosos e ansiosos sem motivo aparente. O impacto na saúde é muito prejudicial, pois essas pessoas costumam levar o estresse como parte de suas vidas e, eventualmente, "se soma" e evoluem para gastrites, úlceras e outras doenças.
Crônico
O estresse vai persistir por muito tempo. Essa é uma pressão constante que nunca vai embora. Geralmente, são causadas por experiências traumáticas na primeira infância. Essas experiências traumáticas são internas, ainda dolorosas e presentes. Essas experiências afetarão a personalidade, a visão de mundo, as crenças e trarão pressão infinita aos indivíduos. Como no segundo tipo, no estresse crônico, as pessoas se acostumaram a ele como se fosse parte de si mesmas.
Sintomas
👉 Dores (dores de cabeça; dores de estômago ou gastrite, dor no peito);
👉 Diarreia ou constipação;
👉 Baixa imunidade ( frequentes resfriados, infecções);
👉 Náuseas, tonturas;
👉 Perda de libido;
👉 Sudorese excessiva;
👉 Problemas dermatológicos;
👉 Dificuldades de memória;
👉 Dificuldades para se concentrar;
👉 Ansioso ou pensamento acelerado;
👉 Preocupação excessiva e constante;
👉 Instabilidade do humor;
👉 Irritabilidade;
👉 Agitação, incapacidade de relaxar;
👉 Sentindo-se sobrecarregado;
👉 Depressão ou infelicidade geral.
Tratamentos
👉 Psicólogo - ajudar a encontrar o problema estressante e tentar resolver;
👉 Acupuntura.
🚩Recomendações para o estresse
👉 Procurar o que causa o estresse;
👉 Dormir bem;
👉 Fazer atividades de lazer;
👉 Atividade física;
👉 Meditação;
👉 Evitar bebidas alcoólicas.
Aprenda nesses vídeos como aliviar o estresse em casa com essas dicas.