Relação dos 5 elementos com as emoções e os órgãos afetados
A medicina chinesa analisa o gerenciamento das emoções de uma perspectiva holística e fornece ferramentas para equilibrar nossa existência.
De acordo com a teoria dos Cinco Elementos da Medicina Chinesa, as emoções afetam a energia de nossos corpos e órgãos.
Um elemento-chave dessa compreensão é o conceito de Qi como energia e matéria. Portanto, na visão da medicina chinesa, corpo, mente e emoção estão integrados, e os cinco órgãos internos são o principal escopo de influência. As emoções são estímulos mentais que afetam nossas vidas.
Em circunstâncias normais, as emoções não causam doenças. Quando são muito persistentes, fortes ou ambos, tornam-se a causa da doença. Em alguns casos, quando as emoções são fortes o suficiente, como em situações de choque, as emoções também podem se tornar a causa de doenças em um curto período de tempo.
Os cinco elementos
O elemento água está relacionado ao rim e sua emoção é o medo. O medo é um fator de proteção em situações de ameaça, pois ajuda os humanos a reconhecer os perigos e a se adaptar a situações externas. O medo muito forte impedirá completamente os movimentos, paralisará e causará deficiência de qi muito séria, como a síndrome do pânico, também afetará o coração e o flash, levando à desarmonia interior, fobia, perda da auto-estima, etc.
A raiva é uma emoção relacionada ao fígado e pertence ao elemento madeira. Deve ser explicada em um sentido mais amplo, incluindo outros estados emocionais, como ressentimento, raiva reprimida, irritabilidade, depressão, raiva, ódio, indignação e amargura.
Quando esses estados emocionais persistem por um longo tempo, eles podem causar estase do qi do fígado ou do sangue do fígado, o que pode causar dores de cabeça, tonturas, zumbidos, rigidez do pescoço ou rubor. A depressão de longo prazo pode ser suprimida pela raiva ou ressentimento.
Alegria é a emoção do coração no elemento fogo e é sinônimo de felicidade, mas estar superexcitado pode causar excitação excessiva, consumir qi e afetar o coração. Manifesta-se principalmente como exaustão, palpitações cardíacas, excitação excessiva, insônia, irritabilidade e náuseas.
A tristeza é uma emoção relacionada aos pulmões e é um elemento espiritual. O luto permite especificar a perda pessoal e a separação de fases da vida, outras pessoas e objetos conquistados. Na medicina chinesa, a tristeza simboliza o movimento de olhar para dentro e de retirada. Por outro lado, a tristeza crônica pode causar depressão, deficiência de qi e pode chegar à exaustão, que pode ser demonstrada por dificuldades respiratórias, desconforto no peito, depressão ou choro.
A preocupação está relacionada ao baço e aos elementos terra, é um dos fatores emocionais mais comuns em nossa sociedade e afeta diretamente esse órgão responsável pela transmissão e transformação da energia, resultando na estagnação do qi. vitalidade. Os sinais e sintomas variam, mas podem causar desconforto no peito, leve falta de ar, tensão nos ombros, suspiros, fadiga, etc.
Finalmente, a medicina chinesa pode tratar as emoções e os órgãos internos, curar a doença e curar a causa raiz, com efeitos curativos notáveis.