Como aliviar dor no pescoço com automassagem
Como tratar aquelas dores na região do pescoço
Dor na região cervical é muito comum e pode ou não ser irradiada. Diferentes áreas ao longo da coluna e até mesmo nos ombros ou membros superiores são irradiadas, como pescoço, região occipital, ápice e área dorsal. Mudanças orgânicas, como artrite da articulação facetária, artrite e degeneração do disco intervertebral, são fatores secundários para distúrbios de energia que ocorrem nessa área. As cervicalgias e cervicobraquialgias podem ter origem no acometimento dos Canais de Energia Tendinomusculares, Luo Longitudinais, Principais, Curiosos e/ou Distintos. Geralmente as cervicalgias e as cervicobraquialgias estão associadas a outros sintomas álgicos ou a doenças orgânicas. Nesse caso é imprescindível fazer o diagnóstico diferencial com patologia dos Canais de Energia Curiosos (vide Algias por acometimento dos Canais de Energia Curiosos).
Causas da dor no pescoço
👉 A tensão muscular é a primeira e mais comum causa de dor na coluna cervical. Geralmente, é causada por atividades ou comportamentos diários, como postura inadequada, sentar-se por muito tempo, dormir na posição errada ou contração muscular do corpo e pescoço durante o exercício físico.
👉 A segunda maior causa de dor no pescoço é o trauma, ou seja, por exemplo, quando o pescoço é atingido com força devido a um acidente de trânsito ou lesão esportiva. Por ser uma área sensível e facilmente exposta, o pescoço pode sofrer vários tipos de traumas e, eventualmente, dores.
👉O desgaste das articulações é a principal causa de dor no pescoço em idosos e geralmente está associado a doenças crônicas, como espondilose cervical. As doenças crônicas podem causar inflamação entre as vértebras e produzir dor. No caso da osteoartrose, além da dor, outros sintomas podem ocorrer, como dificuldade de movimentar o pescoço, dor de cabeça e pequenos estalidos.
👉 Embora incomum, a hérnia de disco também é a principal causa de dor cervical. Isso porque os discos intervertebrais passam a exercer pressão sobre os nervos que passam pela coluna vertebral, causando dores constantes e até outros sintomas, como dormência em um dos braços. A hérnia de disco é mais comum após os 40 anos, mas pode ocorrer mais cedo, especialmente em pessoas que têm postura inadequada ou precisam trabalhar em uma posição menos confortável, como pintores, empregadas domésticas ou padeiros.