A Acupuntura serve para que?
Quando surgiu?
Apareceu na China há pelo menos 5.000 anos e não foi aceita e incluída no banco de medicamentos de tratamento médico ocidental até o final do século XX. A acupuntura é um costume milenar que, ao equilibrar o ímpeto, tornou-se um método alternativo para o tratamento e prevenção de várias doenças. Os pontos de acupuntura podem ser estimulados com agulhas, massagem de pontos de acupuntura, laser, moxabustão e ventosas.
Como funciona?
👉 A técnica envolve a inserção de agulhas em certas partes do corpo que conectam órgãos e órgãos internos a canais de energia (meridianos) que circulam na área sob a pele.
👉 Depois que a agulha é inserida, a circulação sanguínea local aumenta e as terminações nervosas são estimuladas a produzir o efeito do sistema nervoso periférico.
👉 O alívio da dor é o resultado da liberação de endorfinas, que são a resposta do corpo ao estímulo causado pela ponta da agulha.
Quanto tempo dura a sessão?
É feito uma anamnese para conhecer o histórico do paciente. Após, as agulhas são colocadas e ficam em torno de 20 minutos. O tempo da primeira sessão gira em torno de 60 minutos. As demais em torno de 40 a 50 minutos.
Acupuntura dói?
A sensibilidade a dor nos pontos de acupuntura é minima, pois o calibre das agulhas inseridas é pequeno. O que as vezes sente é só a picada da punção, que passa em seguida. Na foto a seguir uma agulha de dimensões 25x30mm e uma de 18X8mm.
O que a acupuntura pode tratar?
A acupuntura sistêmica pode tratar muitas doenças. A maioria delas está relacionada ao sistema nervoso, sistema digestivo, sistema geniturinário e sistema muscular e esquelético. Também ajuda a aliviar o estresse, melhorar a qualidade de vida e prevenir doenças.
👉 Sistema digestivo: Gastrite, refluxo, colites, constipação, ulceras;
👉 Pele: Urticárias, pruridos, acne, herpes;
👉 Sistema respiratório: Asma, bronquite, rinite, sinusite, resfriados frequentes;
👉 Sistema nervoso: Depressão, ansiedade, irritabilidade, insônia, agitação;
👉 Sistema cardiovascular: Angina, dor e opressão no tórax;
👉Sistema gênito-urinário: Infecções urinárias de repetição, impotência, enurese, alterações menstruais, enurese, diminuição do libido, cólicas.
👉Ouvido, nariz, e garganta: Rinite, sinusite, amigdalite, gengivite, zumbido (alguns casos);
👉Sistema musculoesquelético: Lesão por esforço repetição (tendinite), bursite, esporão de calcâneo, dores na coluna em geral, câimbras, artrites, artroses, fraqueza dos membros, fibromialgia;
👉 Estado gerais: Fadiga crônica, sono excessivo;
👉 Outros: Cefaleias, enxaqueca, dores em geral, obesidade, estresse, alergias;
Técnicas dentro da acupuntura
⇨ Auriculoterapia - A acupuntura auricular é uma técnica que coordena as funções Zang/FU (órgão / vísceras) por meio da estimulação de pontos distribuídos por toda a orelha.
⇨ Craniopuntura de Yamamoto - A acupuntura escalpeana é um método de inserção de agulhas de acupuntura em certas áreas do couro cabeludo (relacionadas à projeção de áreas corticais específicas) para obter um efeito terapêutico.
⇨ Eletroacupuntura - Após a implantação das agulhas, conectam-se os eletrodos, em alguns pontos para promover um efeito analgésico mais forte devido as correntes elétricas.
⇨ Moxabustão - A moxaterapia é uma técnica que consiste em aquecer os pontos de acupuntura pela queima de ervas medicinais. A erva mais freqüentemente utilizada para moxabustão é a artemisia seca (Artemisia vuIgaris).
⇨ Sangria - A sangria é realizada fazendo-se um pequeno corte epidérmico com uma lanceta, nos pontos de acupuntura ou sobre os processos nodulares que se formam pela estagnação de Qi e de Xue (Sangue). Após furar-se a pele, deve-se deixar escoar o sangue estagnado em um volume total de 7 a 10 gotas depois tamponar.
⇨ Ventosas - A ventosa é composta por uma ventosa de acrílico (ou vidro), que é sobreposta na área da pele após um vácuo ser gerado dentro do instrumento por uma bomba de sucção (ou chama). A pressão negativa formada tem a função de externalizar o qi estagnado e o qi do sangue (sangue), dragando os canais de energia principais e secundários e promovendo o fluxo de energia nesses canais.
Fotos de alguns tratamentos realizados
Paciente com dor na cervical irradiando para os braços e para a cabeça |
Paciente com dor no ciático direito tratamento com eletroacupuntura |
Paciente com dor de cabeça (enxaqueca) do tipo Shao Yang, se concentra na lateral da cabeça |
Paciente com dermatite de contato |
Paciente com dermatite atópica |
Paciente com esporão de calcâneo |
Paciente com dor no calcanhar |
É comum sangrar?
Não, a maioria das vezes não sai sangue dos pontos de acupuntura, mas algumas vezes o paciente esta com alguma síndrome que o sangue é necessário sair (padrão de excesso).
Pode ficar roxo?
Pode, muito raro de acontecer, porem existe regiões do corpo com áreas de muita irrigação sanguínea (face), ou quando ao inserir a agulha acaba pegando algum vaso sanguíneo próximo.
Eletroacupuntura dói?
Pacientes podem sentir uma sensação de formigamento durante o tratamento com eletroacupuntura, que é mais provável devido à corrente elétrica. A intensidade da corrente tem que ser agradável, não passando do limite (causando dores).
Quanto custa a sessão? Tem pacotes de sessões?
Consulte valores da sessão e os pacotes pelo telefone ou icone do Whatsapp no canto.
Onde atende?
Faço os atendimentos de acupuntura em Porto Alegre, Rua tupã 59 - Assunção.
AGENDE UM HORÁRIO!
Tenha essa EXPERIÊNCIA!
Quer Descontos aqui!
Avaliações do Google Meu Negócio
Fonte: Suzete Rossetto, fisiologista acupunturista, coordenadora e professora de pós-graduação da Estácio de Sá. https://gauchazh.clicrbs.com.br/saude/noticia/2019/01/como-funciona-a-acupuntura-cjqibuvc00pe901pip2qv1gqy.html