Conheça mais sobre auriculoterapia e o que trata
Onde surgiu?
Não há dúvida de que o diagnóstico e o tratamento pelo microssistema auditivo tiveram origem na China. Em documentos antigos como Huang Ti e Nei Jing, a estreita relação entre o ouvido e o resto do corpo faz sentido. No microssistema de acupuntura, a terapia auricular é atualmente um dos métodos de tratamento mais populares na China e no exterior. Pelos resultados obtidos e por ser geralmente pouco invasivo, este método tem conseguido impor-se aos outros, o que o torna bem aceite pelos pacientes.
Como é feito o diagnostico?
É feito através da observação do pavilhão auricular, de seu tamanho, textura, coloração e forma, com isso é possível determinar o estado dos órgãos do Zang Fu.
Prevenção
São vastos os tratados antigos da Medicina Tradicional Chinesa, que fazem referência ao uso de estímulos sobre o pavilhão auricular, para o tratamento e prevenção das enfermidades. No livro Dong Yi Bao Qin, escrito no período da dinastia Ming, se recopilaram numerosos métodos taoístas de massagem sobre o hélix da orelha, com o quais se fortalecia a saúde e se tonificava o Qi do rim.
Como funciona a auriculoterapia?
Visão oriental
LingShu disse em seu capítulo "Hai lun": "O homem é composto de doze canais, que se comunicam com o Zang Fu internamente, e os trinta externos colaterais estão relacionados com as extremidades." Podemos dizer que canais e o sistema colateral conecta todos os tecidos, órgão e orifício do corpo humano, que é a característica do sistema. Foi comprovado que ao estimular o ponto auricular, encontraremos diferentes atuações que o paciente sente, por exemplo, a sensação de corrente elétrica, a energia fluindo pelo corpo, ou o calor fluindo pelo ouvido em geral, e através do experimentos realizados, percebe-se a relação direta entre essas áreas onde ocorre essa sensação e o trajeto dos canais e colaterais.
Visão ocidental
O pavilão aurícular é inervado principalmente pelos nervos espinhais do plexo cervical (como a aurícular maior e o nervo occipital menor) e pelos nervos cranianos (como o auriculotemporal, facial, glossofaríngeo, ramos do nervo vago e nervos simpáticos) . Esses quatro nervos cerebrais e dois nervos espinhais se ramificam e se distribuem por toda a aurícula e os conectam ao sistema nervoso central (SNC). Então, por exemplo, temos:
👉A parte orelha-temporal do ramo inferior do nervo trigêmeo está relacionada ao movimento de deglutição, sensibilidade da face e da cabeça e medula espinhal.
👉 O nervo facial controla o movimento dos músculos superficiais e adenóides da face.
👉O nervo vago e a glossofaringe deixam a medula espinhal e controlam os centros respiratório, cardíaco, vasomotor e salivar (vômitos e tosse).
👉O auricular maior e occipital menor comandam a atividade do tronco e os quatro membros, os movimentos musculoesqueléticos e o movimento dos órgãos e das vísceras.
Como funciona na pratica?
Vários métodos de estimulação usados no ouvido, tais como: agulhas implantadas, pressão mecânica na ponta da agulha (sementes, bolas de prata, ouro), estimulação elétrica, estimulação de ultrassom, campos magnéticos podem causar a sensação de chegada de energia (De qi) pode ser causada por muitos receptores (especialmente os receptores de dor) são estimulados. Esses receptores enviam pulsos para o núcleo do nervo trigêmeo, que é então enviado para a estrutura reticular do tronco encefálico. O centro reticular inclui estruturas formadas por neurônios ao longo do tronco cerebral, variando do bulbo ao tálamo. Esta estrutura de rede tem uma composição característica, na qual o sistema neuronal possui um alto grau de agrupamento dos impulsos nervosos, portanto, nesta área, cada impulso regula a atividade dos órgãos internos e regula o nível de sensação, desempenhando um papel importante.
As células do núcleo reticular são compostas por neurônios associados ao tronco cerebral. Além de estarem relacionadas aos impulsos do cérebro e da medula espinhal, também estão relacionadas às fibras aferentes dos segmentos superior e inferior do tronco cerebral, recebendo inúmeros impulsos de inúmeros colaterais galhos. E, em seguida, enviá-los de volta ao córtex a partir daqui; portanto, desta forma, a estrutura em forma de rede esclarece um sistema especial de síntese de sinal, que nos permite considerá-lo como um fator que contribui para o efeito da acupuntura auricular no sistema nervoso, não só em termos de tratamento da dor, mas também em termos de regulação das atividades dos órgãos internos.
O Que são os pontos auriculares e por que sua utilidade terapêutica?
O ponto auricular é uma área específica distribuída na superfície da orelha, que reflete fielmente as atividades funcionais de todo o nosso corpo. O pavilhão aurícular está intimamente relacionada a um grande número de canais e colaterais. O Qi e o sangue se comunicam por meio desses canais e colaterais para expressar a atividade funcional de todo o organismo. Por exemplo, quando nosso corpo passa por alterações patológicas, eles manifestam a presença de dor no ponto ou na área especifica, ou edema, ou alteração da cor da pele e alterações nas sensações táteis. A reação positiva à pele é fielmente expressa em pontos ou áreas específicas da área afetada. Os pontos de acupuntura diagnosticados como positivos em exames podem ser tratados por estimulação mecânica ou com acupuntura, moxabustão, estimulação elétrica e laser, para obter melhora e alívio dos sintomas.
O estimulo feito nas sementes deve ser efetuado 3 x por dia, com pressões de 5 a 10 segundos em cada ponto colocado. O estimulo nas agulhas não precisa ser feito, as agulhas ficam estimulando constantemente cada ponto.
Tanto agulha quanto semente cada pessoa tem o seu nível de sensibilidade, se gerar algum desconforto em algum ponto, normalmente é porque esta aliviando os sintomas.
Quanto tempo dura a sessão de Auriculoterapia?
A sessão gira em torno de 15 minutos, são colocados sementes ou agulhas na orelha, ficam em torno de 7 dias, se por acaso cair alguma semente, manter as que ficaram até a próxima consulta. Normalmente as orelhas são alternadas a cada sessão de tratamento.
O que trata?
👉 Sistema Digestivo - Gastrite, Enterite, Diarreia , Constipação.
👉 Sistema Respiratório - Resfriados, Bronquite, Asma.
👉 Sistema Cardiovascular - Hipertensão, taquicardia.
👉 Sistema nervoso central - Cefaleias, enxaqueca, vertigens.
👉 Urologia e Ginecologia - Disfunções sexuais, urinarias.
👉 Ortopedia - dores, lesões.
👉 Vicios (parar de fumar, bebida alcoólica), ansiedade, perda de peso, e etc.
👉 Sistema Respiratório - Resfriados, Bronquite, Asma.
👉 Sistema Cardiovascular - Hipertensão, taquicardia.
👉 Sistema nervoso central - Cefaleias, enxaqueca, vertigens.
👉 Urologia e Ginecologia - Disfunções sexuais, urinarias.
👉 Ortopedia - dores, lesões.
👉 Vicios (parar de fumar, bebida alcoólica), ansiedade, perda de peso, e etc.
Valores das sessões
Os valores das sessões de Auriculoterapia podem ser obtidos pelo telefone ou pelo icone do Whatsapp.
Auriculoterapia com agulhas |
Colocação de semente na orelha |
Fonte do texto: González Garcia. Ernesto
Auriculoterapia: Escola Huang Li Chun/Ernesto González Garcia:
(tradução Ednéa Iara Souza Martins]. — São Paulo: Roca, 1999.
(tradução Ednéa Iara Souza Martins]. — São Paulo: Roca, 1999.