Em 1984, o National Institutes of Health publicou um relatório recomendando meditação (exceto para redução de sal e dieta) antes de medicamentos prescritos serem usados como tratamento inicial para hipertensão moderada. Os projetos de pesquisa da Harvard University e da University of Massachusetts podem mostrar que a prática contínua de relaxamento por meio da concentração da meditação pode tratar pessoas com pressão alta ou alta sem o uso de medicamentos.
Meditação nas doenças cardíacas
Existem fortes evidências de que o relaxamento concentrado tem um efeito positivo. Outro estudo conduzido na Califórnia mostrou que pessoas com pressão alta e artérias bloqueadas melhoraram as doenças cardíacas. Por meio de programas diários baseados em ioga e meditação e outras mudanças (como dieta vegetariana com baixo teor de gordura e exercícios), melhorias significativas podem ser alcançadas sem o uso de drogas ou cirurgia.
Técnicas de meditação
Algumas técnicas que podem ser usadas para relaxar na meditação, como deitar na cama ou ficar em silêncio e repetir frases específicas que supostamente induzem um estado de relaxamento. A outra é a auto hipnose, você só precisa seguir instruções surpreendentemente simples. A técnica de focar nos músculos tensos e relaxá-los conscientemente funciona para algumas pessoas.
Meditação guiada
É um processo pelo qual a pessoa é conduzida na pratica da meditação com orientações fornecidas por um professor ou um outro praticante. Essas orientações são passadas por sons e/ou instruções verbais.
Como começar:
👉 Prepare o ambiente com uma música ou som relaxante, almofada (se for necessário), utilização de aromas (para dar um clima).
👉 Acomode-se em uma postura sentada com as pernas cruzadas e costas eretas, deitada ou em pé.
👉 Comece devagar - não precisa começar querendo ficar horas sentado meditando, marque 5 minutos no relógio e aos poucos vá aumentando esse tempo no decorrer dos dias praticados.
👉 Concentre-se o máximo na respiração, tente monitorar o fluxo, o tempo.
👉 Faça a respiração completa enchendo bem o abdômen na inspiração e soltando devagar o ar na expiração.
👉 Aos poucos vá observando que a respiração começa a ficar mais lenta.
👉 Procure rotina na prática da meditação, tente praticar sempre no mesmo horário.
👉 É comum a mente se dispersar com pensamentos, sempre que acontecer isso volte a focar e se concentrar na inspiração e expiração.
👉 Não se cobre, é uma pratica de auto-observação, aos poucos vai pegando o jeito.
“Se você é mais uma daquelas pessoas que não gosta de tomar remédio, a não ser que seja necessário, essa é uma baita dica para se utilizar. “
“Não é preciso ser um monge para meditar.”
Pessoas que meditam regularmente têm níveis de ansiedade diária muito mais baixos do que aqueles que não o fazem. Eles têm muito menos problemas psicológicos ou psicossomáticos, como resfriados, dores de cabeça e insônia.
Pessoas ansiosas ou com problemas psicossomáticos possuem um padrão específico de reação ao estresse:
⇨ Mobilize o corpo para enfrentar a situação estressante e não pode parar depois que o problema parar. A sensação inicial de tensão é necessária porque permite que as pessoas concentrem sua energia e percepção para lidar com ameaças potenciais. Mas uma vez que o perigo passa, o corpo deve relaxar, recuperar a energia gasta e reunir forças para suportar o próximo estresse.
⇨ Pessoas ansiosas enfrentam os eventos normais da vida como se estivessem em uma crise. Todo pequeno evento (consulta, prazo, entrevista, etc.) irá produzir uma sensação de tensão e não conseguirá relaxar 100% mesmo após cada evento.
Meditação e relaxamento são coisas diferentes: em essência, meditação é um esforço para recuperar a concentração. Este é o efeito incomparável do conhecimento obtido com a meditação, concentração e habilidades relacionadas à empatia. Estudos mais complexos descobriram que o relaxamento tem um efeito profundo sobre a função imunológica e outras alterações, e tem aplicações clínicas específicas.
As técnicas de meditação e relaxamento fornecem uma maneira poderosa de despertar a capacidade inerente do paciente de participar de sua própria reabilitação.
Benefícios
👉 Romper a espiral da reação de enfrentamento ou fuga;
👉 Ficar mais relaxado por maior parte do tempo;
👉 Melhorar a capacidade de prestar atenção, concentração;
👉 Evitar que a mente disperse;
👉 Estado de relaxamento bastante profundo;
👉 Diminuir a resposta do corpo a norepinefrina (hormônio que é liberado quando estamos estressados);
👉 Aliviar as dores da angina e a arritmia;
👉 Baixar os níveis de colesterol no sangue.
👉 Melhorar a qualidade do sono;
👉 Aumentar a criatividade.
Indicações
👉 Pressão alta (hipertensão);
👉 Estresse;
👉 Ansiedade;
👉 Resfriados recorrentes;
👉 Dores de cabeça;
👉 Asmáticos (evitar as crises).
🚫Situações na qual a meditação não é apropriada
👉 Esquizofrenia;
👉 Obsessivos-compulsivos.
Assista essa aula de meditação guiada sensacional para dormir melhor.
Fonte:
“A Arte da Meditação – Um guia para a meditação”. David Goleman, PH d. Edit Sextante, 1989.