Pra que fazer Ventosaterapia?
Quando surgiu?
Há relatos de que a Ventosaterapia tem sido usada desde o Egito antigo, e há relatos de que Hipócrates apareceu na Grécia no século IV aC, quando eram usados para fazer esta cabaça chamada "cabaça de cucurbitácea". Alguns séculos depois, surgiu o uso de ventosas em copos de vidro, um pedaço de papel aceso foi colocado no copo e depois inclinado para cima. Esse método tem a desvantagem de causar danos ao paciente, da mesma forma que o vidro com material inflamável em seu interior queima a pele. Em seguida, surgiu outro método, que usava uma bomba de exaustão com um sistema de válvula para retirar o ar de dentro.
Como funciona?
O uso da ventosa promove vasodilatação em curto prazo e, após a retirada, o vaso sanguíneo volta ao seu calibre normal e é realizada uma espécie de ginástica cíclica.
Qual a função das ventosas na saúde?
👉 O uso frequente de ventosas controla o fluxo de sangue, o que é muito importante para manter a vida e a energia do corpo;
👉 Fortalecer os vasos sanguíneos, porque capilares e vasos linfáticos reagem à pressão negativa gerada pelo sugador no corpo, fazendo com que os vasos sanguíneos se expandam e se contraiam;
👉 Tornar o sangue mais eficaz, evitar ataques cardíacos, derrames etc;
👉 No caso de micro-hemorragias e abrasões terapêuticas, os organismos que estão prontos para receber tais estímulos responderão melhor, evitarão infecções e proporcionarão uma recuperação rápida;
👉 Limpar o sangue de toxinas;
👉Troca de gases através da pele para eliminar os gases retidos no corpo e promover a limpeza do sangue;
👉 Ajuda a remover nódulos gordurosos.
Indicações
👉 Pressão arterial anormal;
👉 Gripes e resfriados;
👉 Asma em crianças;
👉 Queixas ginecológicas no climatério;
👉 Nevralgias, paresias, dores na coluna, articulações, traumatismos e entorses;
👉 Distúrbios digestivos, doenças da pele;
👉 Intoxicação por CO (monóxido de carbono).
🚫 Contra indicado
👉 Na gravidez, doenças cardíacas, desnutrição
Aplicação das ventosas nos nódulos
O uso de ventosas nessas áreas rígidas fará com que o sangue seja esvaziado do tecido devido à hiperemia e esses endurecimentos desaparecerão, permitindo a recuperação do paciente. Isso se deve ao equilíbrio proporcionado pelo fluxo livre de Qi e de sangue nestes pontos.
Técnica de ventosa fixa
Consiste na aplicação das ventosas nos pontos e deixar elas paradas sem nenhuma movimentação pelo tempo de 2 a 10 minutos
Técnica de ventosa deslizante
Consiste na aplicação de um lubrificante na pele (óleo, gel, creme), depois é a aplicado as ventosas, executando movimentos de massagem na pele para ir liberando a musculatura.
Técnica da Sangria
Após puncionar a pele com lancetas e aplicarmos as ventosas na região, podemos esperar a melhora imediata da estagnação do sangue, assim com o estimulo da circulação geral e o alivio das dores locais. Basta para isso retirar apenas algumas gotas de sangue em torno de 1 a 2 ml no máximo. Pode-se usar dessa técnica 1x por semana, se houver necessidade.
Técnica de sangria nas ventosas |
Marcas
O uso da ventosa causa uma reação no corpo humano e deixa marcas na pele. Dependendo da saúde do paciente, pode ser vermelho, roxo, marrom ou até preto. Em alguns casos, as bolhas podem se formar onde a ventosa é usada, e a água deve ser removida perfurando essas bolhas com uma agulha estéril.
Marca de ventosas mais famosas nas olimpíadas no atleta Michael Phelps |
Ventosas na região do ombro |
Ventosas na região cervical |
Ventosas na região intercostal e lombar |
Ventosas na região cervical e dorsal |
Ventosas em toda a coluna |
Valores
Os valores da sessão pode ser obtidos pelo telefone ou icone do Whatsapp.
Fonte: "Ventosaterapia - Tratamento e Pratica". Antonio Augusto Cunha. 2ª edição, editora Icone.